Vereador Fagner Fernandes

Audiência pública propõe ações de segurança para Reserva de Serra dos Cavalos

Na manhã dessa quinta-feira (25), a Câmara de Vereadores de Caruaru realizou audiência pública para discutir a  atual situação da Reserva de Serra dos Cavalos. A audiência, que foi proposta pelo vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente Fagner Fernandes reuniu representantes de órgãos ligados ao meio ambiente e a segurança pública.

Estiveram presentes na oportunidade os vereadores que integram a Comissão de Meio Ambiente, os vereadores Heleno Oscar e Bruno Lambreta, o secretário executivo de sustentabilidade e desenvolvimento agrário do município Felipe Mendonça, o diretor de defesa social da Destra Rui Sales, o Capitão Pessoa representando  o 4º BPM e o Gestor Regional da Compesa Mário Heitor.

A reunião também contou com a participação do professor e biólogo João Domingos que fez uma explanação a respeito da importância da área do ponto de vista histórico e seu potencial para o turismo educacional. O professor também destacou o descaso com que as diversas gestões tratam o último resquício de mata atlântica, localizado na área de transição entre o Agreste e Sertão.

Durante a audiência, o vereador Fagner Fernandes apresentou relatório que foi elaborado, tendo como base a visita ao Parque Serra dos Cavalos realizada no dia 13 de fevereiro. Dentre vários pontos, o relatório apresentou falta de segurança, poucos servidores trabalhando no monitoramento e segurança da reserva, falta de equipamentos, a exemplo de rádios comunicadores e transporte insuficiente para cobrir a área do parque.

Após as reivindicações descritas no relatório, a Polícia Militar se comprometeu com a retomada das rondas durante os finais de semana. Já, a Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Agrário prometeu destinar recursos, provenientes de compensações ambientais para o planejamento e execução de estratégias que possam garantir a preservação e segurança no local.

Para Fagner Fernandes, discutir a situação do parque natural e fiscalizar o que foi acordado na audiência, é de suma importância para garantir qualidade de vida e bem estar a toda população caruaruense, tanto do ponto de vista climático, como também no âmbito educacional, devido à riqueza de espécies encontradas na reserva e sua história. “Saber que a nossa única reserva ecológica está sendo destruída pela mão humana é lamentável. Temos que lutar para garantir a preservação de uma de nossas maiores riquezas, a Reserva de Serra dos Cavalos”, chamou atenção o vereador.

Comente:

comentário(s)

Luciana Bezerra

Redes Sociais

Acompanhe o trabalho do seu vereador nas Redes Sociais.

%d blogueiros gostam disto: